Excimer Laser

As técnicas cirúrgicas para correção de grau, que têm o objetivo de diminuir ou eliminar a necessidade de uso de óculospara longe e para perto, apresentaram significativos avanços nos últimos anos. A correção do grau pode ser obtida desde cirurgias feitas totalmente a laser até o implante de lentes intraoculares. A técnica escolhida, ideal para cada situação específica, é selecionada caso a caso, após a realização dos exames pré-operatórios. Atualmente, a cirurgia refrativa mais realizada no mundo é a técnica conhecida como Lasik.

O que é LASIK?

Laser Assisted Keratomileusis in Situ, ou Lasik, é uma cirurgia ambulatorial realizada com a aplicação de colírio anestésico simultaneamente em ambos os olhos, que utiliza dois tipos de laser. O primeiro a ser    utilizado é o laser de FEMTOSEGUNDO, de ação extremamente rápida e segura, responsável por confeccionar um flap corneano (tampinha na córnea) que permitirá a utilização do segundo lase r. O flap corneano é então levantado e o segundo laser – o EXCIMER LASER– remodela a córnea. A córnea, agora com uma nova superfície, permitirá a formação de um foco mais preciso sobre a retina, propiciando, assim, imagens mais nítidas. Em alguns casos, como alta miopia, alta hipermetropia e pacientes com menos de 25 anos, utiliza-se a técnica conhecida como Lasik Xtra. No Lasik Xtra, além das etapas descritas acima, ao final da cirurgia, a córnea é banhada com riboflavina (um corante) e, depois, é irradiada com raios ultravioleta, cuja função é reforçar a córnea.

Sou um candidato ao LASIK?

Lasik não é para todos. Você deve ser maior que 21 anos de idade; deve ter a sua refração (grau) mantida estável no último ano; não possuir nenhuma doença ocular e, se for mulher, não pode estar grávida ou amamentando. Você deve realizar uma consulta de rotina, na qual serão avaliadas as condições de seu olho e será realizada uma tomografia de córnea (PENTACAM) que definirá, entre outros dados e índices, a espessura da córnea e sua curvatura anterior e posterior. Se o procedimento for possível, quando da definição da data da cirurgia, você receberá um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, no qual estão expostos todos os possíveis riscos e complicações.  Se houver dúvidas, você deverá conversar com o Dr. Sergio Manoel Ramos Filho ou com a coordenadora cirúrgica para esclarecimentos antes da cirurgia.

O que o LASIK corrige?

A quantidade de grau a ser corrigida depende principalmente da espessura e da curvatura da córnea.  Para córneas de espessura média (520 micra), é possível corrigir até 10 graus de miopia, até 5 graus de hipermetropia e até 5 graus de astigmatismo.  Para graus acima desses valores, existe a possibilidade de implante de lentes com associação do Lasik para correção.  Se esse for o seu caso, converse com o Dr. Sergio sobre o implante de lentes de Artisan, Artiflex ou ICL com ou sem a associação com o Lasik. Existe ainda a possibilidade de correção de longe e de perto para pacientes com idade acima de 45 anos.  Para beneficiar-se dessa técnica, você deve preencher alguns pré-requisitos específicos necessários para sua realização. Essa técnica é conhecida como SUPRACOR – Lasik. É importante salientar que a correção não é definitiva, durando apenas alguns anos.